terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sessão Solene em Loja Maçônica - Revolução Farroupilha e a Sociedade


Com o Subcoordenador da Zona Norte da 1ª RT/MTG, Sr. Ernani Pena e o Venerável
 Mestre da Loja Maçônica Tiradentes VI, Sr. Joel



Na noite de ontem por meio de convite da Loja Maçônica Tiradentes VI, componente do Grande Oriente do Brasil, o Grupo Estadual se fez presente em uma ocasião muitíssimo especial. A Loja promoveu uma sessão solene em que os chamados "profanos", ou seja, não iniciados puderam participar da palestra proferida por um dos "irmãos".

Verdadeira aula de História, foi demonstrado de maneira bastante contundente a participação efetiva dessa Sociedade em nossa tão comemorada Revolução. Foi com muita honra e respeito que Maira e Rodrigo estiveram no interior Templo, participando dessa excepcional ocasião.

À época da Revolução, as Lojas eram conhecidas como Gabinetes de leitura, e inclusive a loja Maçônica Filantropia e Liberdade, criada em 1831, era acobertada com o nome de "Gabinete de Leitura da Sociedade Continentino". Foi o foco inicial da atividade maçônica no Rio Grande do Sul, no exterior tinha o aspecto de um Gabinete de Leitura, e tomava o nome do periódico O Continentino, publicado a expensas dela, e redigido por alguns de seus membros, mas o Gabinete de Leitura na realidade era uma loja macônica.

A Loja Maçônica Philantropia e Liberdade havia sido fundada apenas quatro anos antes da eclosão da Revolução Farroupilha e aos 18 dias do mês de setembro de 1835, o Venerável Mestre Maçon Bento Gonçalves, inicia a reunião registrada na ata nº 67.


A Ata Nº 67 da Loja Maçônica Philantropia e Liberdade decide pela tomada militar de Porto Alegre e pela deposição do presidente da província, o que ocorreria dias depois, em 20 de setembro de 1835, após uma batalha na Ponte da Azenha.  Sendo a decisão tomada por todos os irmãos maçons reunidos naquela data: Gomes Jardim, Onofre Pires,  Pedro Boticário, Vicente da Fontoura, Paulino da Fontoura, Antônio de Souza Neto e Domingos José de Almeida,. Além do próprio Banto Gonçalves.

Conheça esse documento na íntegra:

Esse foi apenas um dos diversos episódios em que a Maçonaria esteve presente na História do Estado, além disso, como os maiores líderes eram maçons, a linguagem criptografada da Sociedade foi utilizada diversas vezes para enviar mensagens entre as tropas. É épico o episódio da fuga de Bento Gonçalves da prisão da Bahia, em 10 de setembro de 1837, que com auxílio da Maçonaria o líder farroupilha escapou do Forte do Mar.

A Maçonaria é uma organização fraternal que tem como princípio básico o amor fraterno, à prática da caridade e a busca da Verdade. Existe um velho ditado que diz: "A Maçonaria escolhe homens de bem e faz deles ainda melhores".

Verdade seja dita, por mais que a Maçonaria seja uma sociedade, hoje não mais secreta e sim discreta, é inegável sua participação na busca de liberdade e engrandecimento do Rio Grande do Sul.

Um comentário:

  1. gostaria de fazer parte da familia maçom como poderia conseguir entrar neste grupo entre em contato comigo para me dar um auxilio pode ser pelo telefone 92590993 ou email lipehs.hs4@gmail.com.muito obrigado!

    ResponderExcluir