terça-feira, 27 de setembro de 2011

Folclore Gaúcho - Dia de São Cosme e Damião e Mesa dos Inocentes




Hoje é dia de São Cosme e São Damião!

Santos da devoção católica, contudo não há sequer comprovação de que tenha mesmo existido São Cosme e São Damião. Tudo bem, sei que existe uma tumba na basílica que o papa Félix IV construiu para eles em Roma e que presumivelmente contém seus despojos, mas não há certeza científica de que tenha mesmo havido dois irmãos santos, médicos cristãos, que faziam milagres e que por isso foram condenados, no Século III, ao tempo do imperador Diocleciano, a serem decapitados por ofenderem aos deuses. Há uma narrativa sobre dois médicos, que não se sabe se eram irmãos, cujos nomes eram Acta e Passio, que mais ou menos corresponde à história deles. A tradição diz que eles nasceram na Arábia, de pais cristãos. Tornaram-se médicos na Síria e praticavam a medicina, sem cobrar nada, na Egéia (na Ásia Menor). Tem pesquisador que garante que o mito de gêmeos heróis veio da mitologia greco-romana e que Cosme e Damião eram variações do culto pagão de Castor e Pólux.

Para complicar mais ainda a situação, o culto aos gêmeos médicos foi assimilado sincreticamente no Brasil pelas religiões de origem afro. No candomblé, por exemplo, eles seriam os ibejis, que atendem aos pedidos dos fiéis em troca de doces e quitutes. É comum ver na Umbanda, representações dos dois santos acompanhados de um menino chamado “Doum” (do ioruba: Idowu), que protege as crianças com menos de sete anos.

Em algumas regiões do país era comum as crianças saírem nessa data a recolherem doces pelas casas.


No Folclore Gaúcho, é comum também a comemoração desse dia com as chamadas “Mesa dos Inocentes”, também conhecida como “Mesada-dos-Inocentes” ou “Ceia-dos-nocentes” é uma cerimônia religiosa ligada ao folclore religioso católico, em que através de comes e bebes, é paga uma promessa alcançada.

         Mesa dos inocentes - independente da crença, o que vale é a fé!


Na mesa dos inocentes somente participam crianças; não devem ter acima de 07 anos,  não serem em número inferior a sete crianças. Em algumas regiões este número deve ser múltiplo de sete e existir entre as crianças, ao menos uma criança negra. 

Vamos comemorar o Dia desses Santos - protetores das crianças!



Fonte: "O Folclore Gaúcho - festas, bailes música e religiosidade rural" - J.C Paixão Côrtes
http://www.culturabaiana.com.br/sao-cosme-e-sao-damiao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário