quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Homenagem ao Dia do Rádio e do Radialista - GRANDE RODEIO CORINGA



  Nesta data em que comemoramos o Dia do Rádio e do Radialista, fazemos uma postagem especial sobre o Programa Grande Rodeio Coringa. Esperamos que gostem! Tem dados importantes que podem cair em concursos!

    Entre as décadas de 1950 e 1960, um programa de rádio dominava a atenção dos gaúchos nas noites de domingo: o Grande Rodeio Coringa, transmitido ao vivo pela Rádio Farroupilha.

    O programa era apresentado por Darci Fagundes e Luiz Menezes, sendo um dos primeiros programas de auditório no rádio a abordar a temática gauchesca com grande sucesso de público em todo o Estado. Foi criado em 1954 pelo diretor da emissora Otávio Augusto Vampré e Paixão Cortes.

   A atração era apresentada aos domingos das 20:00 às 22:00 horas. Em sua estrutura, havia invernadas de duplas, trios, trovas e declamações, além de um quadro de humor apresentado por Valter Broda e Pinguinho. Também participava dele o saudoso Dimas Costa, o Xirú Divertido, autor do nosso PARABÉNS CRIOULO.

   O programa também contava com a participação da Orquestra Sinfônica Farroupilha, regida pelo maestro Salvador Campanella. Com a saída de Paixão Cortes, o poeta gaúcho Dimas Costa passou a apresentar o programa ao lado de Darci Fagundes, sendo substituído posteriormente por Luis Menezes até o seu fim. 

   Artistas renomados atualmente, iniciaram suas carreiras no Grande Rodeio Coringa, dentre eles podemos citar: Teixeirinha, Mari Terezinha, Os Mirins, Gaúcho da Fronteira, Leonardo, Os Serranos e os Três Xirus.

  Outros que desfilaram pelo programa foram grupos de música (ou de humor) que fizeram sucesso na época, mas são menos conhecidos do público de hoje. Como o Duo Guaraçay, de Maria Tereza Baur Aquere e Nelci Terezinha.
O programa foi apresentado ininterruptamente por mais de 15 anos, contava com a presença de um auditório. As pessoas vinham de todo o Estado para conhecer e participar do programa. Para isso, elas precisavam passar por um teste de talento e condições para aparecer em público.
 Tamanha era a repercussão do Grande Rodeio Coringa que, as famílias que possuíam rádio na Campanha, por exemplo, recebiam as visitas dos amigos e vizinhos. Muitos vinham de carreta ou a cavalo para ouvi os músicos e as atrações gauchescas que eram apresentadas no programa!
Fontes, créditos e fotos: http://wp.clicrbs.com.br/almanaquegaucho/2011/09/12/grande-rodeio-coringa/?topo=13,1,1,,,13
                                    http://www.pucrs.br/famecos/vozesrad/darci.htm
                                    http://eusoufamecos.uni5.net/vozesdoradio/apresentacao-70/
                                   http://somsulnativo.blogspot.com/2009/08/darcy-fagundes-grande-rodeio-em-noite.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário