domingo, 11 de setembro de 2011

11 de Setembro de 1836 - Proclamação da República Rio Grandense!



       Foi no dia 11 de setembro que o Coronel Antônio Fonseca de Souza Neto escreveu as seguintes palavras, um dia após ter vencido a batalha contra o exército do império no Seival, proferidas pelo Cel. Joaquim Pedro Soares, como “ordem do dia”.
Bravos companheiros da 1ª Brigada de Cavalaria!

Ontem obtivestes o mais completo triunfo sobre os escravos da Corte do Rio de Janeiro, a qual, invejosa das vantagens locais de nossa província, faz derramar sem piedade o sangue de nossos compatriotas, para deste modo fazê-la presa de suas vistas ambiciosas. Miseráveis! Todas as vezes que seus vis satélites se têm apresentado diante das forças livres, têm sucumbido, sem que este fatal desengano os faça desistir de seus planos infernais.São sem número as injustiças feitas pelo Governo. Seu despotismo é o mais atroz. E sofreremos calados tanta infâmia? Não, nossos companheiros, os rio-grandenses, estão dispostos, como nós, a não sofrer por mais tempo a prepotência de um governo tirânico, arbitrário e cruel, como o atual. Em todos os ângulos da província não soa outro eco que o de independência, república, liberdade ou morte. Este eco, majestoso, que tão constantemente repetis, como uma parte deste solo de homens livres, me faz declarar que proclamemos a nossa independência provincial, para o que nos dão bastante direito nossos trabalhos pela liberdade, e o triunfo que ontem obtivemos, sobre esses miseráveis escravos do poder absoluto.
Camaradas! Nós que compomos a 1ª Brigada do Exército Liberal, devemos ser os primeiros a proclamar, como proclamamos, a independência desta província, a qual fica desligada das demais do Império, e forma um estado livre e independente, com o título de República Rio-grandense, e cujo manifesto às nações civilizadas se fará competentemente.
Campo dos Menezes, 11 de setembro de 1836 – Antônio de Sousa Neto, coronel-comandante da 1ª brigada.

          Então Neto, agora aclamado General, toma a palavra e proclama a república:
Camaradas! Gritemos pela primeira vez: viva a República Rio-grandense! Viva a independência! Viva o exército republicano rio-grandense!

         O filme “Netto perde sua alma” retrata este momento importante para a Revolução Farroupilha:


  

3 comentários:

  1. Olá!
    Gostaria de saber como eu consigo esse filme?
    Já tentei baixar da internet, mais não consegui!
    Desde já agradeço!

    Aquele abraço!
    Thaiza

    ResponderExcluir
  2. Thaiza!

    Agradecemos tua visita!
    O vídeo encontramos no link abaixo:
    http://maragato.net/proclamacao-da-republica-rio-grandense/
    Volte sempre!!!
    Contamos com tua colaboração!
    Um abraço do tamanho do Rio Grande!
    Maira

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, parabenizo pela elaboração deste blog, blog este que oportuniza, não só para os gaudérios, mas para o resto do país, informações do quanto a cultura desta Nação é, indubitavelmente, as das primeiras a surgir como "modelo de toda a Terra"

    Sem medo de errar, respeitando os demais combates históricos vividos no país, esta é sem dúvida, a que realmente atingiu seu ápice e seu objetivo. Não é a toa que esse povo bravo e invencível fez do Rio Grande do Sul uma República propriamente dita, tão quanto as demais potências do planeta, um exemplo de luta e perseverança a seguir.
    Por isso, mesmo sendo baiano de nascença, mas gaúcho de coração, militar que sou, sou admirador incondicional e orgulhoso desta Terra querida e amada por seu povo. Tenho o prazer de dizer que um dia pisei nesta Terra que tanto amo e que tanto me dá alegrias, pois como o seu próprio hino clama "mas não basta pra ser livre, ser forte, aguerrido e bravo. Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo" E é por ter virtude o seu povo que o Rio Grande não é um estado, o Rio Grande és sim uma grande Nação, a qual me enche de felicidade. És a minha querida Querência, que tanto aprecio e que sempre declararei o meu eterno Amor por ti.

    Fabrício Pichite
    1° Tenente da Polícia Militar da Bahia
    Cunhado, admirador e orgulhoso da 3ª Prenda do Rio Grande.

    Abraços repúblicanos Guria!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir