quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Lessa, o gurizote de pastinha na mão!


Lessa, o gurizote que devemos retratar
No dia do desfile temático, Dona Nilza, esposa de Barbosa Lessa, contou que se emocionou em ver a representação feita por oito jovens, retratando os Pioneiros do Movimento. Ela comentou que o Lessa não estava na representação, mas ficava feliz em ver (e sentir rever) os amigos dele!

Ele não participou do "Grupo dos Oito", contudo depois de sua adesão na Praça da Alfândega ainda durante o cortejo dos despojos de David Canabarro, muniu-se de um caderno de aula e reuniu assinaturas em virtude de fundar um "Clube da Tradição Gaúcha" que nasceu no ano seguinte - o "35" CTG. Foi Patrão do Pioneiro em 1950 e como tal criou a Invernada Cultural, idealizando a expansão do Tradicionalismo além fronteiras do Estado!

Recomendamos, além de todas as obras desse ilustre tradicionalista, para começar o livro "Prezado Amigo Fulano"...assim que começares, verás que as obras são incríveis e não vai mais querer parar!

Diante da lembrança da voz pausada, de profundo saber, que trazia as lembranças de um piratinense de ancestralidade açorita, que juntamente com Glaucus Saraiva ergueu as bases filosóficas do Movimento, a conclusão é inevitável:

Além de retratarmos somente os oito cavalarianos, num futuro próximo, seria louvável retratarmos, no mínimo, mesmo que escondido, como era simples o piratinense...um gurizote, portando uma pastinha, só atento àquele grupo de gaúchos, sem ligar para o resto que acontece...assim foi o Lessa! Retratá-lo ainda é um dever!


por Maira Rodrigues 

2 comentários:

  1. Que beleza! Sempre issisti nisso pois, a ele devemos muito! E é a prova inconteste de que o Movimento é vivo desde o início. Barbosa Lessa foi o 1º a aderir a ele. E, sem dúvidas, A Carta de Princípios que nos deixou, é uma Obra Prima! Deu ao Movimento Tradicionalista as coordenadas jurídicas que o transformaram numa Instituição. Devemos divulgá-la, em domínios que extrapolam aos dos CTGs. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Querida Ivete!
    Que bom que gostastes da postagem!
    Realmente, o autor da Tese Sentido e Valor do Tradicionalismo merece toda nossa deferência!
    Em breve, estaremos postando a respeito de Glaucus Saraiva, o compilador da Carta de Princípios!
    Aguarde e continue prestigiando nosso blog, nos visite sempre e contribua com nossa Estância Virtual!

    ResponderExcluir