quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA!



Dentre as comemorações que marcam 21 de setembro, temos nesta data a comemoração por esta causa tão nobre e digna: O DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA!

 Nesta Semana Farroupilha tive a satisfação de estreitar laços junto a FADERS ( Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no Rio Grande do Sul), a partir do convite de Gisele Hobbe, Miss Brasil Deficiência Visual e do Júnior (aquele casal de portadores de deficiência que guardaram a Chama Crioula pela 1ª vez no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre), que me apresentaram ao Jorge Amaro Borges, Chefe de Gabinete da FADERS.

 A partir daquela data, posso afirmar ter se tratado de um divisor de águas em minha história de vida. Poucos sabem, nasci com problema auditivo, que comprometeu minha audição do ouvido esquerdo (sim, sou surda do ouvido esquerdo). Ou seja, por um triz, graças a uma cirurgia, tive salva a audição do ouvido direito e não tive comprometimento completo. Por  isso, sempre simpatizei pela causa dos Portadores de Deficiência. Aprendi um pouco de LIBRAS, me dediquei ao estudo de Arquitetura e Engenharia no tocante a acessibilidade, mas nunca tive oportunidade de tornar efetivo meu apoio a causa.

 Pois bem. A FADERS tinha um piquete acampado no Parque da Harmonia, que tive o prazer de visitar. Lá constatei que mesmo de modo IMPROVISADO, o acampamento havia se preparado para receber portadores de deficiência com rampas de acesso e banheiro químico acessível, tudo feito com muito carinho para receber e incluir os Gaúchos e Gaúchas que por alguma razão, necessitam de uma atenção diferenciada.

 Passei a usar o adesivo da campanha Acessibilidade: siga essa idéia Tchê e convidei o Rodrigo (Peão Destaque Campeiro do RS) para conhecer a causa. Ele aderiu prontamente!

 Numa das nossas visitas ao Piquete, vivenciamos uma das cenas mais bonitas e gratificantes da minha vida: uma turminha de aproximadamente 30 crianças de série inicial, de uma escola estava visitando o acampamento, foi recebida no Piquete da FADERS pelo Patrão, um cadeirante e um deficiente visual. Em nome da tradição, essas 3 pessoas cuidavam e animavam a criançada que lá estava! Quando presenciamos essa cena, eu e Rodrigo nos contagiamos da alegria que tomava o lugar e participamos daquele "Fandanguinho". Veja a foto:

  
 Esta ocasião foi por demais emocionante, especialmente, quando o portador de deficiência visual, que tocava violão, convidou as crianças para que acompanhassem a música, fechando os olhinhos e fazendo como ele, imaginando uma fotografia conforme a letra da canção!

  Isso sim é Tradicionalismo e Humanidade. Enquanto alguns piquetes se diziam incapazes de receber as crianças por alguma dificuldade, o Piquete da FADERS demonstrou que BASTA BOA VONTADE E CORAÇÃO ABERTO PARA FAZER UM BELO TRABALHO!

  A partir de todas essas experiências, que me encheram de orgulho, tive a certeza de que cada vez mais devemos trabalhar para que a sociedade seja cada vez mais igualitária, não apenas no Tradicionalismo, mas em busca de um futuro melhor para todos nós!

  ACESSIBILIDADE, abrace você também essa causa!

  MAIRA SIMÕES RODRIGUES
  3ª Prenda do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário