quarta-feira, 21 de setembro de 2011

21 de Setembro - DIA DA ÁRVORE!



No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro prenuncia a chegada da primavera, no dia 23, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno. 

No Brasil, onde carregamos fortes laços com a cultura indígena - que deu origem ao país -, temos por legado o amor e respeito as árvores, como representantes maiores da riqueza natural que possuímos. Outro dado interessante é que os índios também utilizavam este período para iniciar a época de plantio, organizando-se pelo calendário lunar.

Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, em 24 de fevereiro de 1965, formalizou-se o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.
No Rio Grande do Sul, a Erva-mate é a árvore símbolo do Estado. Segundo Manoelito Carlos Savaris, a escolha como símbolo deu origem a semana estadual da erva-mate, a ser comemorada anualmente na segunda semana do mês de setembro.
 Refere o Autor da obra Nossos Símbolos: Nosso Orgulho, que o amparo legal para esta escolha se deu através da Lei Estadual nº 7.439, de 08 de dezembro de 1980, assinada pelo então Governador José Augusto Amaral de Souza. A justificativa para a a escolha da Erva-Marte se deu por esta lembrar e caracterizar esta árvore com os costumes e tradições gaúchas.
 Tamanha sua importância e simbologia que a Erva-mate compõe como um dos elementos do Brasão do MTG, bem como na logomarca dos 45 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (confira em postagens anteriores o significado dos elementos que compõem a logomarca).

  Nesta data tão especial, devemos reafirmar nosso compromisso para com a preservação do Meio Ambiente e comemorarmos com ações sustentáveis o DIA DA ÁRVORE!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário