domingo, 25 de setembro de 2011

Fragmentos de História- Alegrete



Durante essa Inter-regional que acontece no Alegrete, decidimos prosear um pouco mais dessa ilustre cidade, componente da 4ª Região Tradicionalista e que muito contribuiu e ainda contribui com a História do Rio Grande do Sul.

A Revolução Farroupilha viveu dias decisivos e deu seus suspiros finais em Alegrete. Durante cinco anos, a terra natal de Oswaldo Aranha foi a terceira e última capital da República Riograndense.Neste período, os insurretos redigiram e colocaram em prática a primeira constituição republicana do Brasil. A carta farrapa daria uma sobrevida ao movimento revoltoso que já estava mortalmente ferido pela ofensiva do exército legalista. A pressão das forças imperiais fez com que os revolucionários abandonassem Caçapava do Sul em rodas de carretas em meados de 1840. Desde março do mesmo ano, porém, a sede administrativa da nação gaúcha já havia sido instalada mais ao oeste, na vila de Alegrete.

Alegrete foi a 3ª Capital Farroupilha e das três, a que mais durou: entre 22 de março de 1840 ao término da Revolução, em 28 de fevereiro de 1845. coração e centro geográfico do Pampa gaúcho, foi sede da 1ª reunião da Assembléia Lgislativa Republicana.

O projeto da Constituinte é reconhecido como muito avançado para a época, com clara inspiração na Constituição Americana e nos primados da Revolução francesa. As eleições aconteceram em outubro de 1842, a Constituição com 10 títulos e 241 artigos propunha a formação de uma federação de estados livres. Destacando-se os primados que garantiam o direito à propriedade, a liberdade de petição, a liberdade de pensamento e imprensa, o direito de ser julgado antes de ser castigado. O projeto foi amplamente discutido, mas jamais chegou a ser votado ou aprovado.

Além da Constituinte, aconteceu também a morte de Antônio Paulo da Fontoura, que ocorreu em Alegrete, após um atentado sofrido à rua Vasco Alves (da Igreja). Ele era suplente de deputado farroupilha e vice-presidente da República Rio-grandense. Fazia parte da minoria oposicionista (alguns historiadores falam que a minoria era parlamentarista e a maioria presidencialista). O tiro  acertou  Paulino à 03 de fevereiro de 1843, sendo que ele faleceu a 13 de fevereiro do mesmo ano. Em conseqüência da morte de Paulino, dias mais tarde ocorre um duelo entre Bento Gonçalves e Onofre Pires da Silveira Canto, em 27 de fevereiro de 1844, vindo a falecer a 03 de março de 1844.


Alegrete hoje é uma cidade que além de bela, é de paz! Sedia a nossa inter-regional e é de lá que vão sair mais importantes talentos para engradecer o nosso ENART. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário