sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Bem-vinda Primavera no Pampa!






É chegada a Primavera no Pampa, estação das flores!

Depois de um inverno chuvoso, setembro traz a estação do amor. A primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.

É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas. É a época em que jacarandás e guapuruvus florescem majestosos e colorem o Rio Grande do Sul!

Já que estamos falando de flores, destacamos o brinco-de-princesa, é uma espécie característica da MATA ATLÂNTICA OU OMBRÓFILA MISTA (estende-se no litoral norte do RS).

Por definição:


brinco-de-princesa é uma espécie híbrida obtida a partir de espécies sul americanas, principalmente Fuchsia corymbiflora Ruiz. & Pav., Fuchsia fulgens Moc. & Ses. e Fuchsia magellanica Lam.

Flor símbolo do Rio Grande do Sul, é uma planta que faz um enorme sucesso internacional. Possui muitas variedades, sendo que tanto pétalas, quanto sépalas podem ser de cores e de formas diferentes. As cores mais comuns são vermelho, rosa, azul, violeta e branco, com diversas combinações, sem mesclas. A ramagem é pendente, mas pode haver variações, com plantas mais eretas e outras mais pendentes.
Outros nomes populares: lágrima, agrado, fúcsia.

Desta forma, falando de nosso símbolo, é que abrimos os braços e recebemos a nova estação. Que a primavera seja de muita felicidade para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário