sábado, 3 de setembro de 2011

Um dia de Campo!




Hoje tivemos um lindo dia de sol em Porto Alegre, por isso, nada melhor do que aproveitar essa abençoada ocasião para um passeio ao ar livre!
Uma ótima opção é a Cabanha da Figueira, onde tivemos um “Dia de Campo”, em meio à natureza, belos cavalos e amigos gentis. Entre um carinho e outro nos cavalos, que são os melhores amigos dos gaúchos, tivemos a oportunidade de presenciar a higiene e toso dos animais. E como, é claro, estamos sempre prontos para trazer nosso dia-a-dia para nosso “querido blog”, é câmera na mão, e
“Dê-lhe xucrismo do Rio Grande!”


Eu ainda não me arrisquei a fazer um toso...mas ainda tento!

Amanhã, haverá uma cavalgada da cabanha e por isso os cavalos estavam sendo preparados à capricho para o Evento. O Sr. Cláudio, proprietário da Cabanha da Figueira, nos permitiu a filmagem (a resolução não é das melhores, mas não podíamos deixar de compartilhar nosso dia!). O que filmamos foi um “toso cogotilho”, que nos pareceu ser um toso bem popular J, se é que existe moda para eqüinos...

Além disso, fui visitar meus cavalos: o Pituco e o Caitá, esse último está doente – com garrotilho. Não se preocupem, ele foi muito bem tratado na Cabanha, a Veterinária foi chamada rapidinho e ele já está todo "faceiro", pronto para as cavalgadas pelo Rio Grande! Obrigada ao pessoal da Cabanha Figueira por cuidar bem dele!

Caitá
Pituco

Atenção PEÕES:
Toso a Cangotilho ou Cogotilho: quando se estende a dois terçosdo pescoço a partir da cabeça, obedecendo a forma de arco – Nunes, Cardoso, Zeno e Rui/Dicionário de Regionalismo do RS

Garrotilho, também conhecido como "adenite equina", "gurma", "coriza contagiosa" e "estreptococcia equina", é uma enfermidade infectocontagiosa aguda dos equídeos. Me explicaram como sendo uma espécie de “gripe”. Vale a pena pesquisar para o Entrevero!

Ah, e olha um apreciador do nosso blog, que fez questão de aparecer na foto!



 Bom domingo para todos!

Um comentário:

  1. Boa noite!
    Agradecemos a visita ao blog do CTG Sentinela da Coxilha, e lembramos que serão sempre bem-vindos ao nosso convívio! Alegramo-nos muito pela lembrança e atenção recebidos.
    Informamos que o email para contato é ctgsentineladacoxilha@gmail.com ou então kathie0103@hotmail.com (sendo este também msn).
    Tenham todos um ótimo final de semana!
    Um abraço, do tamanho do Rio Grande!
    Katiê
    Coord. Cultural do CTG

    ResponderExcluir