sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Feliz dia das Crianças!



Afinal todos somos um pouco de criança...
Dia da Criança não é somente 12 de Outubro



Brinquedos folclóricos – Peteca e Tratorzinho de Carretel por Dayala Streit

Para sermos Prendas Estaduais, passamos por etapas diversas, umas mais aprofundadas e outras menos. Sendo Prenda Mirim tenho a intenção de manter acesa a brincadeira da criança sadia, que faz o seu próprio brinquedo, mantendo contato com as coisas simples e em grupo. Incentivando as crianças para não passarem despercebidas por essa fase doce da vida. Brinquedos estes que encantaram a infância de nossos pais e avós e agora encantam a minha infância.
Sempre tive muitos brinquedos folclóricos, muitos deles quem o fizeram foram meus pais, pois trazem com eles tudo o que aprenderam quando crianças. Naquela época os brinquedos industrializados eram muito poucos comprados, pois tudo era feito com materiais que retiravam da natureza como as petecas que são feitas com pedrinhas, palhas, e penas, há anos atrás as petecas eram bem coloridas pois eram retiradas penas de papagaios e araras mas que hoje não se tem mais, já estão em extinção, e a peteca se faz da seguinte forma: coloca-se no meio de algumas palhas de milho uma pedrinha e ai se pega algumas penas, mas em numero par,para haver equilíbrio entre os dois lados, coloca-se no meio da peteca e ai se fecha com a palha de milho, atando com um barbante.


Bonecas: “O mundo encantado”


Quando era pequenina, não tinha um vestido de prenda, por isso que quando eu ia passear na casa de uma das minhas tias chegando lá eu tinha que colocar o vestido de prenda de uma prima que não servia mais a ela, e assim vestida de prenda me sentia uma mãezinha, de todas as minhas bonequinhas.
O tempo foi passando e com ele a vontade de eu ter um vestido de prenda era maior, na Semana Farroupilha do ano de 2005 ganhei meu primeiro vestido de prenda, que foi feito pela minha mãe. Aquela Semana Farroupilha já mais esquecerei me sentia a mais bela prenda do rincão... E daquela época em diante foram vários vestidos de prenda.
Hoje sendo Prenda Mirim do estado ostento meu cargo com maior felicidade e alegria, sonhos que tornaram realidade.
E ai eu me pergunto: Qual foi à prenda menina que nunca brincou de bonecas? Umas mais e outras menos mas com certeza todas brincaram ou ainda brincam e trazem boas recordações. Para sermos Prendas Estaduais, passamos por etapas diversas, umas mais aprofundadas e outras menos, mas tudo vale a pena, só fica pouco tempo para brincar com as minhas bruxinhas, mas para tudo se dá um “jeitinho”. Sendo Prenda Mirim tenho a intenção de manter acesa a brincadeira da criança sadia, que faz o seu próprio brinquedo, mantendo contato com as coisas simples e em grupo. Incentivando as crianças para não passarem despercebidas por essa fase doce da vida. Brinquedos estes que encantaram a infância de nossos pais e avós e agora encantam a minha infância. O sentido ou a tradição de brincar com bonecas vem se passando de geração em geração, porque é o brinquedo mais antigo da humanidade, e percebe-se que todas as meninas observam as mulheres (tias, avós, mães, primas,...) de como cuidam de seus filhas (os) e ai começamos a brincar com nossas bruxinhas com o mundo imaginário vestindo muitas vezes nossas bonequinhas de prendas e damos a elas todo carinho que temos pra dar, de como fossemos mães verdadeiras. Não importa do que são feita as bonequinhas, se é de palha, porongo, lã,retalhos, fuxicos, pano, esponja vegetal, espiga de milho, capim, louça ou até mesmo de pau ou sabugo o importante é ser criativa, feliz e brincar com as bonecas como se fosse um bebê de verdade.
Depois de ter uma bonequinha, criamos varias histórias com ela, fizemos chás e comidinhas para elas e nos juntamos com mais amigas para nos visitarmos e embalar nossas filhinhas.
Hoje em dia nossas bruxinhas estão desaparecendo, sendo trocadas por bonecas industrializadas, como a Barbie, a Susi ou até mesmo por brinquedos eletrônicos ou informatizados. Sei que devemos aproveitar todas as oportunidades que a modernidade nos dá, mas não podemos esquecer de nossas raízes e principalmente de nossos brinquedos folclóricos como as bruxinhas, a peteca, as 5 marias, os carrinhos, roncadores, bodoques, bilboquês, bolas de meia e muitos outros.
Eu gostaria que as bruxinhas de pano não fosse apenas um brinquedo que encantou as meninas de outrora que agora são mães e avós. Queria que as bruxinhas criassem VIDA!! Porque parece até que vejo as bruxinhas de pano tornadas humanas por graça de Deus.

2ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul
Dayala Marina Ubessi Streit

Um comentário: