quarta-feira, 19 de outubro de 2011

IMAMA lança campanha estadual de alerta sobre a importância da mamografia na detecção precoce do câncer de mama


Como nosso dever como cidadãos fica ainda mais latente quando nos tornamos os representantes da juventude gaúcha, nós Prendas e Peões do Estado publicamos aqui o LANÇAMENTO DO OUTUBRO ROSA, onde o Instituto da Mama do RS acompanha o movimento lançado nacionalmente pela FEMAMA. Transcrevemos aqui a matéria da Karen Horn - Usina de Notícias, que gentilmente nos enviou.


Fernanda Hahn, Defensora Pública Federal, Maira Caleffi, presidente do IMAMA, e Daniela Rosa, oncologista do Hospital Moinhos de Vento
Convidamos a todos para que leiam com muita atenção essa postagem!

O IMAMA – Instituto da Mama do RS lança oficialmente no Rio Grande do Sul o Outubro Rosa 2011, nesta terça-feira, 18 de outubro, data em que também se comemora o Dia do Médico. E o dia escolhido não poderia ser mais apropriado, uma vez que o movimento mundial Outubro Rosa tem como objetivo principal alertar sobre a importância da mamografia na detecção precoce do câncer de mama. O evento se caracteriza, primordialmente, por colorir de rosa – cor símbolo da luta contra o câncer de mama – ambientes de acesso público.

Neste ano, a campanha “Faça por mim” lançada pela FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, que realiza o evento nacionalmente, tem como foco a detecção precoce da doença, sendo dirigida, especialmente, às mulheres e às pessoas com as quais elas convivem. “É importante fazermos esse alerta no Rio Grande do Sul, em especial, na capital gaúcha, uma vez que Porto Alegre lidera no ranking de incidência da doença, tendo mais que o dobro do número de casos que a média nacional. São 127 casos a cada 100 mil mulheres, enquanto que no Brasil, são 49 casos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA)”, afirma a médica mastologista Maira Caleffi, presidente do IMAMA e da FEMAMA. Na cidade, a doença é considerada a primeira causa de óbito nas mulheres em idade fértil e a segunda em todas as faixas etárias.

Campanha – Para mudar essa realidade em todo o país, a proposta da FEMAMA, seguida pelo IMAMA no estado gaúcho, é a de envolver toda a comunidade em torno não só do entendimento acerca da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, mas, também - e principalmente - incentivar as mulheres a terem uma atitude em relação a isso. “O exame de mamografia detecta com grande margem de segurança um tumor no seio antes que se possa sentir o nódulo e, se realizado na fase inicial da doença, aumenta em aproximadamente 95% as chances de cura”, explica Maira Caleffi. Mas é importante iniciar o tratamento em, no máximo, 30 dias após o diagnóstico.
Com o conceito “Mamografia. Se não fizer por você, faça por mim”, a campanha criada voluntariamente pela agência G2 Brasil, de São Paulo, tem como meta principal romper mitos e barreiras em relação à mamografia, mostrando que a família e os amigos estão ao lado dessa mulher e são o apelo perfeito para que ela não tenha medo e faça o exame. Para alcançar esse objetivo, a G2 Brasil criou filmes para TV e spots para rádio que estão sendo veiculados nas redes de Comunicação, além de anúncios para publicações nacionais e peças gráficas.

 Controle da doença - De acordo com Maira Caleffi, para transformar o cenário atual do câncer de mama no Brasil é preciso a união de esforços entre o poder público e privado com a sociedade civil para que seja oferecido um tratamento de qualidade em todo país. Assim, a FEMAMA e o IMAMA defendem que 100% dos serviços de saúde pública e suplementar estejam capacitados e certificados para o controle do câncer de mama.
As entidades lutam também para que a cobertura mamográfica no Brasil atinja pelo menos 75% do território nacional. Isso porque, segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 12% das mulheres entre 40 e 70 anos conseguem fazer o exame no País. “Atualmente existe uma concentração de aparelhos em apenas algumas regiões. Outros equipamentos que deveriam estar funcionando a pleno vapor estão sucateados ou não recebem uma demanda significativa. Além disso, há aparelhos que apresentam baixa produtividade”, comenta Maira.

 Região Sul - Dos 1.514 mamógrafos que realizam exame de mamografia pelo SUS, apenas 85% estão em funcionamento no País, conforme auditoria do próprio Ministério da Saúde. Ou seja, 223 equipamentos estão sem uso, 111 não têm produção, 85 apresentam defeito e 27 ainda estão na embalagem. A região sul do país, de acordo com o mesmo levantamento, possui 287 mamógrafos, sendo 130 deles no Rio Grande do Sul. Desses, 114 estão em uso e onze estão sem produção. Outros 4 apresentam defeito.
 Sobre o Outubro Rosa - O Outubro Rosa foi criado em 1997, nas cidades de Yuba eLodi, na Califórnia (EUA). Tradicionalmente, o Outubro Rosa tem sido marcado pela iluminação de prédios e monumentos em cor-de-rosa; pela pintura de muros, calçadas e bancos de praças; pela mudança de cor dos ambientes de sites de empresas e organizações em geral; e por ações de diversas naturezas que objetivam chamar atenção para a causa. Mundialmente, a campanha já iluminou a Torre de Pisa, na Itália; o Arco do Triunfo, em Paris, a Casa Branca, em Washington, e as Pirâmides do Egito.

 No Brasil – O movimento foi trazido ao país pela FEMAMA em 2008. O lançamento nacional do Outubro Rosa 2011 aconteceu em coletiva de imprensa no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, no último dia 04. Naquela noite, foram iluminados o Cristo Redentor e o Santuárioda Penha, ambos na capital fluminense. No dia seguinte (5), foi iluminado, pela primeira vez, o Palácio do Congresso Nacional, em Brasília.

 Atividades – Desde que foi lançado, o Outubro Rosa 2011 ganhou a adesão de dezenas de prédios e monumentos em todo o País. No RS não é diferente. O lançamento no interior gaúcho aconteceu na cidade de Bom Jesus, dia 12, com a participação de vários representantes de municípios vizinhos. Além disso, já foram iluminados os prédios da Assembleia Legislativa, do Museu Iberê Camargo e da Câmara de Vereadores. E até o final desse mês, outras entidades públicas e privadas deverão aderir ao movimento, dentre estas, o Palácio Piratini, os arcos da Estação do Trensurb, o Hospital Moinhos de Vento e o Museu da História da Medicina do RS. 

Além disso, o IMAMA planeja realizar palestras e flash mobs para chamar a atenção sobre a doença. A ação, que significa “aglomeração instantânea”, esse ano conta com 30 mulheres voluntárias, cada uma representando as 30 vidas que se perdem diariamente em função do câncer de mama no Brasil, segundo estimativas do INCA. Elas usam uma camiseta com impressão digital de um busto feminino mastectomizado, ou seja, em que uma das mamas foi retirada cirurgicamente devido a um câncer. Também contam com adereços e sombrinhas cor-de-rosa, com as quais fazem movimentos silenciosos e sincronizados em locais públicos, enquanto outras voluntárias entregam materiais informativos sobre a doença ao público presente.

 Semana do Servidor Público – Está marcada para a tarde do dia 24 de outubro evento no Palácio Piratini, em homenagem à Semana do Servidor Público, que deve reunir dezenas de colaboradores do Estado. Na ocasião, será realizada a palestra da presidente do IMAMA, Maira Caleffi, sobre a Saúde da Mama: dignidade e cidadania, dando início a uma sensibilização que deverá se multiplicar a todas as servidoras e servidores do Estado, além de profissionais terceirizados. Após a cerimônia, será inaugurada a iluminação do Palácio Piratini que ganhará as cores do Outubro Rosa. A inauguração ainda contará com a exposição Verbos para vestir, assinada por Leandro Selister.
No dia 25 de outubro, o CAFF - Centro Administrativo Fernando Ferrari também vai abrir as portas para a causa do câncer de mama, com envolvimento das Secretarias da Administração e dos Recursos Humanos (SARH) e de Políticas para as Mulheres do RS (SPM). No intervalo para o almoço dos servidores, será realizada uma ação de Flash Mob no acesso ao prédio pela Ala Sul. Ao mesmo tempo, voluntárias do IMAMA farão o convite para a palestra que deve acontecer no período da tarde, com o tema “Saúde da Mama: menos dúvida, mais vida!”, a ser realizada numa tenda que deve ser montada para a Semana do Servidor Público.

 Pioneirismo - Numa atividade pioneira no Brasil, o movimento promovido pelo IMAMA ganhou no estado gaúcho o engajamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes seccional Rio Grande do Sul (Abrasel RS). A entidade está incentivando os proprietários dos estabelecimentos associados a iluminar as fachadas com a cor rosa e os colaboradores estão recebendo orientações para falar aos clientes sobre a proposta do Outubro Rosa e a importância da detecção precoce da doença. Até o momento, dezenas de associados da Abrasel RS já aderiram ao movimento.

 Olímpico – No final do mês, o estádio Olímpico, em Porto Alegre, também receberá o movimento Outubro Rosa. Voluntárias do IMAMA estarão distribuindo impressos sobre a causa, realizarão um flash mob no estádio antes da partida entre Grêmio e Flamengo, dia 30 de outubro.O público presente poderá adquirir as camisetas da entidade. O objetivo é alertar aos homens, maioria do público presente, uma vez que eles também podem ajudar a sensibilizar as mulheres (mães, irmãs, tias, filhas, vizinhas, amigas e colegas de trabalho) sobre a importância do diagnóstico precoce. Além disso, lembrá-los de que os homens também podem ter a doença, numa escala bem menor, para cada 100 casos, um é masculino, segundo o INCA.

 Números da doença - Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. O INCA estima que este ano cerca de 50 mil mulheres vão ter câncer de mama no país, sendo que o Rio de Janeiro é o estado brasileiro com o maior número de casos da doença, seguido pelo Rio Grande do Sul e São Paulo.
Conforme informações da ONG americana Susan G. Komen for the Cure, a cada 24 segundos é diagnosticado um caso de câncer de mama no mundo. A cada 68 segundos, uma mulher morre devido a esta doença. Mais da metade dos casos acontece em países em desenvolvimento.
 IMAMA - O IMAMA é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Justiça como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que atua diretamente nos processos de educação, reabilitação, articulação e mobilização social em favor da saúde da mama. Outras informações no site www.imama.org.br ou pelo telefone 51 3264 3000.

Parceiros do Outubro Rosa 2011 - Centro Clínico Gaúcho, Dia Rosa, CORAG, Abrasel, Peppo Cucina, Fazzoletti, Jorge Scherer, D`VIE, Bonnetterie Tricot, IGUATEMI e Banrisul.

Palestra da Dra. Maira


Dra. Maira Caleffi, Presidente do IMAMA
Nós gaúchos temos o dever de auxiliar nessa campanha e participar dessas iniciativa, bem como cuidar de nossa saúde, evitando assim que mais pessoas sofram com o diagnóstico tardio dessa doença! Vamos nos unir em prol dessa causa!

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