terça-feira, 11 de outubro de 2011

Fauna Gaúcha - Maçanico




Desde a infância, quem cresceu em CTG's escuta e dança a melodia de Barbosa Lessa, que mais parece uma brincadeira:

Maçanico, maçanico
Maçanico do banhado

Quem não dança o maçanico
Não arruma namorado

Se arruma namorado ou não, não se tem certeza, entretanto nem todos que dançam sabem o que é ou ainda "que cara" tem um maçanico!

O Tapicuru-de-cara-pelada Phimosus infuscatus) é uma ave Ciconiiforme da família Threskiornithidae, conhecido por maçarico-de-cara-pelada e maçanico-do-banhado (sul).


Maçanico - é mesmo uma dança de fila!


Visualmente essa ave é negra podendo ter tons um pouco mais claros, tem a cabeça anterior nua vermelho-clara embora esse tom possua uma variação nas diversas regiões, o bico geralmente é esbranquiçado, ele é encontrado em lagos, neira de rios e riachos onde procura seu alimento na água rasa, caminhando lentamente e megulhando, as vezes, toda a cabeça.


"É uma de nossas danças mais animadas. O nome “Maçanico” constitui uma corruptela de “Maçarico”, ave do Sul do Brasil. Essa dança por suas características

coreográficas parece ser apesar de a música adquirir, quando executada por violinistas autênticos do Rio Grande do Sul, um estilo sincopado, alheia a música portuguesa.
Com o nome de “Maçanico” surgiu no Estado de Santa Catarina e daí passou ao Nordeste do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Seu desenvolvimento coreográfico
parece ser de fácil aprendizagem, sendo aconselhável aos alunos iniciantes." (por Toni Pereira)


Fonte: Passarinhando

Nenhum comentário:

Postar um comentário