segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Rio Grande e os fusos horários



Se um amigo de amigo da Capital ligasse pra outro de Uruguaiana e perguntasse as horas, no Estado a coisa poderia ficar complicada! Diria o de POA: 

- Aqui são 9 horas e aí?
- Aqui na Fronteira são 8 horas! Que horas então nos encontramos pro mate?

Brincadeiras à parte e falando um pouquinho da Geografia de nosso Estado, coisa que bastante gente não sabe é que o Rio Grande do Sul, por sua posição geográfica teria não um, mas dois fusos horários diferentes.

Explicando isso, o Rio Grande do Sul seria cortado ao meio, na cidade de Santa Maria...assim, deveria ter cientificamente, dois fusos horários diferentes: menos quatro horas na parte que está à Oeste (à esquerda de Santa Maria no mapa) e menos três que Greenwich, a parte leste (à direita de Santa Maria no mapa).


O mesmo estado com dois fusos horários diferentes seria um problema, n ão somente para combinar a hora do mate, mas para a politica, economia, enfim seria bastante complicado! Para facilitar, foi adotado, obedecendo as regras do Tratado Internacional sobra Meridianos, firmado em Washington em 1894, o ponto médio que passou a ser determinante, sendo mantido o mesmo fuso horário da Capital Federal Brasília. 

Concluindo estamos no fuso 3 GMT (Greenwich  Meridian Time), estamos a três horas anteriores à Greenwich, ou seja, quando no Rio Grande do Sul os relógios apontam para as doze horas, os ponteiros do Big Ben em Londres estarão sinalizando três horas.

Assim, fica bem mais fácil de combinar os encontros no Sul!

Fonte: Bruno C. Kich, Pequena Enciclopédia Gaúcha

Nenhum comentário:

Postar um comentário