sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Tropa de Osso, quem não teve quando piá?


Com a proximidade do Dia das Crianças, a inspiração para falar de brinquedos da nossa terra é quase inevitável – por isso resistir pra quê? :D

Gadinho de Osso por Glaucus Saraiva

Esta é a mais autêntica manifestação do folclore infantil gauchesco e acha-se circunscrita à área rural do rio Grande do Sul.


O menino gaúcho, criado nas estâncias, desde que adquire percepção do seu mundo exterior, procura imitar os adultos nas suas tarefas, principalmente às ligadas à pecuária.

Põe a trabalhar a imaginação, criatividade e fantasia. Assume a personalidade de um estancieiro, sempre “abastado”.

Junta ossos de animais carneados para a alimentação das casas, ou mortos a campo, - ovelhas, bois, cavalos – depois que o tempo os limpou e purificou através de sol e chuvas. Acrescenta sabugos de milho, sementes de alguns vegetais, guampas e todo o material achado nos montouros que possa servir-lhe à imaginação.

Cada ossinho, semente ou objeto, representa um tipo de animal, por isso o guri recolhe a maior quantidade possível. Assim, torna-se proprietário de um grande número de bois, touros, vacas, carneiros, petiços, ovelhas, capões, cordeiros...Os peões estão representados por ossos, sabugos de milho ou qualquer outro objeto. Têm carretas, carroças, charretes ou “aranhas”. Toda a ergologia campeira será executada com ossinhos e acessórios.

O menino gaúcho, com outros “estancieiros”, guris seus vizinhos, comercia, vende ou compra tropas. Pára rodeio, banha o gado, vacina, descorna.

Executa grandes marcações e castrações. Doma seus cavalos, esquila (tosquia)suas ovelhas, carreteia e tropeia. Nada escapa à sua fantasia e, desta maneira, se prepara para assumir o seu lugar de adulto na futura vida campesina.

Texto: Mostra de folclore infanto-juvenil: catálogo em prosa e verso. Autor, Glaucus Saraiva

E para provar que existe até hoje e que meninas também entendem demais desse brinquedo, posto aqui uma foto da Prendinha Thaís Barcelos, do Glaucus Saraiva, que há anos pesquisa sobre esse tema e dá um "banho" de folclore!

Eu e a Thaís ao lado de sua tropa de gadinho de osso

Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem!
    Quanta felicidade encontrar uma postagem que enaltece e homenageia o legado de Glaucus Saraiva.
    Enquanto oriunda do CTG que o tem como Patrono, são em oportunidades como esta que se percebe que o trabalho deste extraordinário Tradicionalista merece ainda ser melhor conhecido e difundido tais como o Manual do Tradicionalista, a Mostra de Folclore Infantil, o acervo de Poesias, entre outros.
    Penso que o Movimento que Glaucus muito contribuiu no alicerce de bases tão sólidas merece conhecê-lo, reconhece-lo e reverenciar seu legado.

    Jianine Simões
    CTG Glaucus Saraiva

    ResponderExcluir