sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Por que Pelotas apaixona?




Assista ao vídeo encontrado no youtube - Homenagem à Pelotas

Chegando a última classificatória do ENART, lembramos que esta acontecerá na cidade mais doce do Rio Grande do Sul - Pelotas!

Um pouco de cultura, (porque aqui ninguém é de ferro!) A história do município começa em junho de 1758, através da doação que Gomes Freire de Andrade, Conde de Bobadela, fez ao Coronel Thomáz Luiz Osório, das terras que ficavam às margens da Lagoa dos Patos. Em 1763, fugindo da invasão espanhola, muitos habitantes da Vila de Rio Grande buscaram refúgio nas terras pertencentes a Thomáz Luiz Osório. Mais tarde, vieram também os retirantes da Colônia do Sacramento, entregue pelos portugueses aos espanhóis em 1777.

Em 1780, instala-se em Pelotas o charqueador português José Pinto Martins. A prosperidade do estabelecimento estimulou a criação de outras charqueadas e o crescimento da região, dando origem à povoação que demarcaria o início do município de Pelotas.

A Freguesia de São Francisco de Paula, fundada em 7 de Julho de 1812 por iniciativa do padre Pedro Pereira de Mesquita, foi elevada à categoria de Vila em 7 de abril de 1832. Três anos depois, em 1835, a Vila é elevada à condição de cidade, com o nome de Pelotas.

A vocação econômica de Pelotas é o agronegócio e o comércio. Neste último segmento, há grande representatividade de árabes oriundos principalmente do Líbano e mais alguns estrangeiros.


A região de Pelotas é a maior produtora de pêssego para a indústria de conservas do país, além de produzir outros produtos como aspargo, pepino, figo e morango. O município também é grande produtor de arroz e rebanho bovino de corte. Pelotas também possui a maior produção de leite do estado.

Em Pelotas há a presença de indústrias ligadas ao setor de agronegócios, têxtil, curtimento de couro e panificação. Reflorestamento para produção de papel e celulose tem sido uma atividade econômica emergente em toda a região.

O município é grande centro comercial na região, atraindo compradores de toda a região para as suas galerias e lojas localizadas no calçadão e bairros.





É a terceira cidade mais populosa do Estado, terra do Doce e nossa anfitriã nesse final de semana! Boa sorte a todos que a cidade traga sorte! 

Durante o fim de semana, traremos aos amigo que acompanham nosso Blog, detalhes sobre pontos turísticos desse município, como o Museu da Baronesa, Praia do Laranjal...

Descubram todos porque Pelotas apaixona!




Fonte: http://www.vivaocharque.com.br
         http://pelotas.redecidades.net/cidade.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário