domingo, 24 de julho de 2011

Palavra de Prenda - A responsabilidade dos jovens no Movimento por Joelma Meotti




O tradicionalismo organizado foi idealizado por um grupo de jovens, os quais não se deixaram abater diante das dificuldades e instituíram o maior movimento sócio-cívico-cultural do mundo, divulgando nossa cultura e tradição nos mais longínquos rincões.

Estes moços iluminados contribuíram ativamente para as bases estruturais, normativas e filosóficas do Movimento, fornecendo inúmeras teses e documentos basilares que solidificaram ainda mais os alicerces deste, que se tornou mais que um movimento, uma direção a ser seguida, uma filosofia de vida.

Por muito tempo o tradicionalismo contou com uma participação juvenil incisiva, atuante e consciente, entretanto, no decorrer do tempo, estes acabaram limitando-se apenas ao que era de seu estrito dever e acomodando-se, deixando de ter aquela iniciativa própria de sua essência e tão fundamental ao movimento.

O tradicionalismo organizado na atualidade necessita de mais expressividade por parte dos jovens, há necessidade de ocupar os espaços oferecidos pelo MTG, realizando contribuições efetivas. Cabe-nos a responsabilidade de propagar e difundir as tradições gaúchas de forma organizada e consciente, não se contentar apenas em fazer o que foi solicitado, propor idéias que venham a somar.

No mês passado o Rio Grande do Sul conheceu os novos representantes das 30 Regiões Tradicionalistas, que juntamente com as Prendas e os Peões Estaduais terão o encargo de representar o nosso Estado, divulgando os nossos costumes e tradições, sendo os grandes responsáveis pela manutenção do movimento.

Nós, soldados do Movimento, devemos nos comprometer em militar em prol da preservação da cultura gaúcha, criando elos com a sociedade, arregimentando, conquistando mais pessoas para fazerem parte deste meio, atingindo todas as faixas etárias, espraiando, divulgando e difundindo as nossas tradições sempre.

Mostrar, que estamos imbuídos também com as causas sociais, sendo adeptos de todas e quaisquer iniciativas relacionadas ao bem comum, deixando sempre em evidência que nós, Tradicionalistas, não somos apenas um grupo que a cultura suas tradições, mas também se insere na sociedade fazendo parte do todo, com comprometimento e seriedade.

            A nova gestão de Prendas e Peões do Rio Grande do Sul pretende efetivar a socialização com os representantes das regiões e entidades tradicionalistas, aproximando a juventude gaúcha, criando vínculos de amizade e promovendo trocas de idéias e informações. Mostrar aos jovens o quão é maravilhoso representar a juventude gaúcha, propagando e difundindo as nossas tradições.

            Durante um ano teremos a grande responsabilidade de representação do Rio Grande do Sul, devemos estar cientes de que carregamos conosco a imagem do Rio Grande e também do MTG. Necessitamos lembrar sempre que nossas atitudes, postura e comportamento, estarão sendo observados por todos os gaúchos, serviremos de espelho aos demais jovens e que sejamos bons exemplos.

Colocamo-nos a disposição de todos os tradicionalistas para que possamos juntos realizar um bom trabalho durante o período de prendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário