domingo, 10 de julho de 2011

Palavra de Prenda - Convenção Tradicionalista por Joelma Meotti


        Eu sou Joelma Pauline Schmohl Meotti, tenho 23 anos, sou Graduada em Direito pela Universidade Luterana do Brasil, e Pós-Graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Anhanguera do Planalto Médio. Venho da cidade de Passo Fundo, do CTG Lalau Miranda, pertencente à 7ª Região Tradicionalista. Cresci dentro de uma entidade tradicionalista, mas me engajei no Movimento Organizado a partir do ano 2006.
            Hoje, é com muita honra e alegria que ocupo o cargo de 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, representando este que é o maior movimento sócio-cívico-cultural do mundo. Como representante da mulher gaúcha, tenho a responsabilidade de transmitir um pouco dos conhecimentos adquiridos durante a preparação para a Ciranda, nesse sentido quero falar para vocês sobre um assunto de grande relevância, a Convenção Tradicionalista, que será realizada agora no mês de julho.
            Como sabemos a Convenção Tradicionalista é um órgão normativo do MTG, integrado pelos membros do Conselho Diretor, Conselho de Vaqueanos, Junta Fiscal, pelos Conselheiros Beneméritos e Coordenadores Regionais, realiza-se ordinariamente, de acordo com as prescrições do Regulamento Geral do MTG, em local estabelecido na Convenção anterior, ou ainda através de convocação extraordinária, sendo sempre presidida pelo Presidente do MTG.
            Atribui-se a Convenção Tradicionalista a tarefa de aprovar, alterar e reformar o Regulamento do MTG, Códigos e demais Regulamentos; fixar os níveis das contribuições dos filiados e seu período de vigência; criar, extinguir ou desmembrar Regiões Tradicionalistas; exercer suas demais incumbências previstas no Regulamento Geral do MTG.
            A 1ª Convenção Tradicionalista foi realizada na cidade de Jaguari, no CTG Invernada do Chapadão, nos dias 19, 20 e 21 de julho de 1968. As reuniões permaneceram sendo realizadas anualmente, sendo que em alguns casos houve a necessidade de se promover mais de uma Convenção por ano.
            Inúmeros assuntos de grande relevância foram abordados no decorrer de sua história; como por exemplo, na 27ª Convenção Tradicionalista realizada na cidade Caxias do Sul, no ano de 1984, onde ocorreu a criação do Concurso de Peões, através de uma proposição da então 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Rosângela Antoniazzi de Moraes.
            As Convenções possuem extrema importância para a reafirmação dos valores tradicionais, contando sempre com a participação de um número expressivo de tradicionalistas. No ano passado foi realizada na Terra dos Marechais, na cidade de São Gabriel, na sede do CTG Caiboaté, pertencente à 18ª Região Tradicionalista.
            A Convenção Tradicionalista atinge a sua 76ª edição no final deste mês, e será realizada nos dias 29, 30 e 31, na cidade de Taquara, no auditório da UNIPACS, pertencente à 22ª Região Tradicionalista. O temário central para esta edição será a revisão geral da Coletânea da Legislação Tradicionalista, exceto o Regulamento Geral.
            Neste ano o evento será realizado na terra da Carta de Princípios, que até hoje é um documento basilar do Tradicionalismo organizado, e que foi aprovada no ano de 1961, na sede do CTG Fogão Gaúcho. Convidamos a todos que participem desta Convenção Tradicionalista, para que estejam por dentro dos rumos do nosso Movimento Tradicionalista Gaúcho.
            Esperamos vocês de braços abertos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário