quinta-feira, 28 de julho de 2011

Carreta da Solidariedade - Faça as malas!





A Convenção está aí, na hora de fazer tuas malas não esqueça: reserve um cantinho para ajudar um irmão gaúcho!

Contribua com roupas e alimentos não perecíveis para essa campanha.


Vamos mover essa Carreta cheia de carinho e amor por todo o Rio Grande!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Palavra de Peão - "Que tal uma dica?" por Douglas Uilliam de Quadros da Silva

       
A minha dica aos jovens que um dia queiram ser um "estadual":
Primeiro de tudo, eu sempre digo se queremos alguma coisa, temos que ser nós mesmos, precisamos ser pessoas queridas com todo mundo, e nunca esconder um sorriso, tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados, porque isso querendo ou não influencia em nossas vidas tradicionalistas... As pessoas que tratamos mal ou bem hoje poderão ser elas que nos ajudarão amanhã em nosso concurso, todo mundo é importante nessa vida.

Digo aos jovens que se dediquem no que se proponham a fazer. Toda a dedicação é retribuída pelo nosso universo, estudem nossa cultura, nossa geografia, nosso folclore e nosso tradicionalismo, aos peões procuram saber mais sobre nossas provas campeiras, os velhos campeiros que nos ensinam se sentem muito importante de saber que juventude está indo de atrás dessas coisas que pra eles foi muito importante.
O tradicionalismo nos proporciona um monte de coisas boas, por exemplo o treino de uma prova oral não vale a penas num entrevero de peão, mas sim para a vida inteira, o que a gente aprende jamais vamos nos esquecer.

Peço a cada jovem que se dedique a estudar, que de valor as pessoas ao seu redor, e com toda a certeza o resultado aparece. Um crachá ou uma faixa, são passageiros, mas o  momento é único. E o que realmente levaremos serão as amizades, os lugares, o conhecimento e principalmente a honra de ser um representante dessa juventude diferenciada.

E quero muito que todas saibam, que o Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul, estará a eterna disposição dessa juventude que representa a força juvenil de nosso estado.


Um forte abraço no coração de cada um!

Douglas Uilliam de Quadros da Silva
PEÃO FARROUPILHA DO RS.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Medicina Campeira - Dor de Dentes

Há alguns dias eu, Maira, passei por uma cirurgia dentária, e por isso estive ausente nas postagens diárias do nosso blog. Já me recuperando, pensei, como que se viravam nossos ancestrais campesinos diante de tão “ingrata” dor.
Atualmente os recursos são ótimos: antiinflamatórios, analgésicos e muito carinho de família e amigos tem dado conta de amenizar o incômodo... mas leva a pensar: “Como a coitada da minha avó agüentava isso?”
Dessa maneira, me socorri no conhecido livro “Medicina Campeira e Povoeira”, do mestre Hélio Moro Mariante. Mais uma da série de curiosidades do nosso blog, pode ser útil pra mais alguém, nem que seja somente para refletir em como os recursos atuais auxiliam a nossa vida! Além disso, se fores adepto de uma medicina mais “gaudéria”, já diz o ditado: Se bem não faz, mal também não!

- Para aliviar uma dor de dentes violenta, faz-se o paciente gargarejar um chá feito de sementes de papoula ou folhas de malva.
- Uma porção de cinzas, ainda quentes, envoltas em um pano de algodão, faz passar quase que instantaneamente uma dor de dentes.
- Leite quente, juntamente com malva, bochechado, amaina uma dor de dentes.

Esses trechos foram retirados do livro, mas honestamente, ainda prefiro um bom remédio, visitar um bom dentista e só pensar: “Pobrezinha da minha avó!”

domingo, 24 de julho de 2011

Palavra de Prenda - A responsabilidade dos jovens no Movimento por Joelma Meotti




O tradicionalismo organizado foi idealizado por um grupo de jovens, os quais não se deixaram abater diante das dificuldades e instituíram o maior movimento sócio-cívico-cultural do mundo, divulgando nossa cultura e tradição nos mais longínquos rincões.

Estes moços iluminados contribuíram ativamente para as bases estruturais, normativas e filosóficas do Movimento, fornecendo inúmeras teses e documentos basilares que solidificaram ainda mais os alicerces deste, que se tornou mais que um movimento, uma direção a ser seguida, uma filosofia de vida.

Por muito tempo o tradicionalismo contou com uma participação juvenil incisiva, atuante e consciente, entretanto, no decorrer do tempo, estes acabaram limitando-se apenas ao que era de seu estrito dever e acomodando-se, deixando de ter aquela iniciativa própria de sua essência e tão fundamental ao movimento.

O tradicionalismo organizado na atualidade necessita de mais expressividade por parte dos jovens, há necessidade de ocupar os espaços oferecidos pelo MTG, realizando contribuições efetivas. Cabe-nos a responsabilidade de propagar e difundir as tradições gaúchas de forma organizada e consciente, não se contentar apenas em fazer o que foi solicitado, propor idéias que venham a somar.

No mês passado o Rio Grande do Sul conheceu os novos representantes das 30 Regiões Tradicionalistas, que juntamente com as Prendas e os Peões Estaduais terão o encargo de representar o nosso Estado, divulgando os nossos costumes e tradições, sendo os grandes responsáveis pela manutenção do movimento.

Nós, soldados do Movimento, devemos nos comprometer em militar em prol da preservação da cultura gaúcha, criando elos com a sociedade, arregimentando, conquistando mais pessoas para fazerem parte deste meio, atingindo todas as faixas etárias, espraiando, divulgando e difundindo as nossas tradições sempre.

Mostrar, que estamos imbuídos também com as causas sociais, sendo adeptos de todas e quaisquer iniciativas relacionadas ao bem comum, deixando sempre em evidência que nós, Tradicionalistas, não somos apenas um grupo que a cultura suas tradições, mas também se insere na sociedade fazendo parte do todo, com comprometimento e seriedade.

            A nova gestão de Prendas e Peões do Rio Grande do Sul pretende efetivar a socialização com os representantes das regiões e entidades tradicionalistas, aproximando a juventude gaúcha, criando vínculos de amizade e promovendo trocas de idéias e informações. Mostrar aos jovens o quão é maravilhoso representar a juventude gaúcha, propagando e difundindo as nossas tradições.

            Durante um ano teremos a grande responsabilidade de representação do Rio Grande do Sul, devemos estar cientes de que carregamos conosco a imagem do Rio Grande e também do MTG. Necessitamos lembrar sempre que nossas atitudes, postura e comportamento, estarão sendo observados por todos os gaúchos, serviremos de espelho aos demais jovens e que sejamos bons exemplos.

Colocamo-nos a disposição de todos os tradicionalistas para que possamos juntos realizar um bom trabalho durante o período de prendado.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Palavra de Prenda - Amizades para ser Feliz por Maira Rodrigues


          Conforme o livro “Curso de Tradicionalismo Gaúcho” de Antonio Augusto Fagundes: “Tradição e Tradicionalismo podem andar com uma única pessoa. Existem no singular. Tradicionalismo, não: é obrigatoriamente associativo, coletivo.”

         A coletividade pode ser interpretada como apenas um conjunto de pessoas, porém o verdadeiro “coletivo” pode ser mais, pode ser ainda melhor: pode ser AMIZADE!

         Como humilde responsável por esse blog, juntamente com meus colegas de gestão, me “dou o direito” de usar meu espaço pessoal para homenagear minhas companheiras, as Prendas Adultas do Rio Grande do Sul. Quando da Convenção de 2010, ano passado, conheci duas moças maravilhosas e inteligentes, com as quais me identifiquei imediatamente.
         Com o passar dos eventos e a proximidade da Ciranda Estadual, o “esperado/inesperado” aconteceu, me afeiçoei àquelas meninas, que assim como eu tinham um sonho e se dedicavam a alcançá-lo.

         Foi com enorme alegria que ouvi meu nome sendo chamado como 3ª Prenda do Rio Grande do Sul, e a felicidade foi completa quando ouvi o nome de minhas companheiras: Muriel e Joelma. É claro que não éramos grandes amigas, contudo sabia que daquela simpatia inicial, de meninas que moravam longe e viam-se apenas algumas vezes por ano, surgiria uma grande amizade. Assim se fez! Não consigo imaginar melhores parceiras para essa grande aventura de representar todo o Rio Grande do Sul. Elas sabem, agradeço a Deus por tê-las colocado em meu caminho.

         E agora tu, que lê essa postagem se pergunta: “Mas porque tal confissão?”

      Por um simples motivo: Novas prendas regionais foram escolhidas e seu primeiro encontro será na próxima Convenção Tradicionalista - a escolha é tua! Faça do Tradicionalismo um “coletivo verdadeiro”, vá para esse Evento de coração aberto, pois da lá, podes sair com presentes de Deus, assim como eu - que tive essa enorme sorte. 

Faça amigas e não concorrentes, com certeza tua caminhada será mais bonita e seus resultados sempre positivos!

Três prendas e um sonho realizado!

Repartindo nossa Felicidade - Homenagem do Município de Carazinho e Sra. Iolanda Banunas


Postamos hoje foto e reportagem da Câmara Municipal de Carazinho, da 17ª Recepção das Prendas Estaduais, promovida pelo Município de Carazinho e pela ilustríssima Sra. Iolanda Banunas – Idealizadora, juntamente com seu esposo desse Evento.


Data muito esperadas por todas nós, Prendas Estaduais, é concretização de um sonho, que 9 meninas sonharam juntas! Recebemos, em fim, nossas “plaquinhas”... Agora sentimo-nos completas, como prendas Estaduais, sem vaidades, contudo apreciamos em nossos corações a grandiosidade desse reconhecimento, e o sentimos dessa maneira.

Com, muita felicidade, dividimos essa alegria com vocês, que visitam nosso blog!

“Somos pequenos e grandes ao mesmo tempo. Muitos pensadores costumam dizer que somos do tamanho de nossos sonhos. E isso é uma grande verdade. Não existem limites para a nossa capacidade de sonhar e, por conseguinte, realizar.”

O primeiro presente é o da alegria de receber.  A alegria da realização. A alegria da descoberta diante da novidade. A alegria de ser presenteado de forma única e especial.

Obrigada Dona Iolanda e Município de Carazinho!

Quanta honra de receber essa homenagem! 

terça-feira, 19 de julho de 2011

Palavra de Peão - Luiz Antônio Pereira Machado Jr

05 DE SETEMBRO - Semeando valores, cultivando a Tradição


E mais um Dia Estadual do Jovem Tradicionalista se aproxima, e com ele a lembrança daqueles oito jovens que em 1947, liderados por Paixão Cortes deram início ao que denominamos hoje Movimento Tradicionalista Gaúcho. Este sentimento que por eles foi deixado, principalmente para nós peões, prendas e dirigentes jovens, sejam estaduais, regionais ou de entidade, está agregado com uma forte parcela de responsabilidade, pois cabe a nós estimular e incentivar futuros representantes da nossa cultura.

 O Dia do Jovem é o ápice dos momentos que temos para mostrar nossa força, para isso, é mecessário  o apoio dos quatro cantos do Rio Grande para que unidos consigamos alcançar nossos objetivos. Com a proposta temática: “Semeando valores, cultivando a Tradição” diretores regionais jovens, juntamente com as prendas e peões regionais, mobilizarão a juventude de todas as Regiões Tradicionalistas visando a integração e unificação do Rio Grande. Sabemos do receio de muitos tradicionalistas mais experientes quando se fala em "măo-de-obra jovem" dentro das entidades, pois acreditam que nosso trabalho resume-se apenas em desfilar com faixas e crachás, ou ainda, partcipar das invernadas artísticas. Em contrapartida, observemos tamanha importância que é a do Jovem Tradicionalista, mas será que estăo nos vendo como queremos? Será que se nos unirmos o trabalho ficará mais abrangente e menos árduo? Quem  sabe tentemos? Não custa nada apoiar uma causa em prol de todos, não custa estender sua mão e lutar pela nossa cultura. Neste dia 5 de setembro vamos fazer nossa história e relembrar aqueles oito guris que năo afrouxaram o garrăo e mantiveram acesa a chama da nossa Tradição!

Luiz Antônio Pereira Machado Jr
Peão Destaque Artístico-Cultural do RS 

domingo, 17 de julho de 2011

17 de julho - Dia de Proteção às Florestas

Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida.

Nesse dia importante postamos um pouco mais sobre uma das árvores mais características e belas do Rio Grande: a araucária. Oriunda da Mata dos Pinhais, também conhecida como Mata das Araucárias, que é uma floresta subtropical e pode ser encontrada na região Sul do Brasil (estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Esta formação florestal é típica de uma região de clima subtropical.

As araucárias tiveram enorme redução, graças ao desmatamento, mas a promessa de sua perpetuação ainda existe! Através da preservação e reflorestamento.

Este reflorestamento, por incrível que pareça, não é feito apenas pelas mãos humanas, mas também por uma ave: a Gralha-azul!

A Gralha-azul (Cyanocorax caeruleus, da família dos Corvídeos) é uma ave de reluzente cor azul, com cabeça, peito e frente do pescoço negros, medindo cerca de 40 cm. A fronte tem penas arrepiadas e curtas. Gosta de viver nos pinheirais do sul do Brasil, embora não seja este seu hábitat exclusivo, pois pode ser encontrada também na Mata Atlântica e até em ilhas da baía de Paranaguá.

Conta a lenda que, uma dada gralha negra, recolhida num galho de pinheiro, foi acordada pelo som dos golpes de um machado. Assustada, voou para as nuvens, para não presenciar a cena de morte do pinheiro. Lá no céu, ouviu uma voz pedindo para que ela retornasse para os pinheirais, pois assim ela seria vestida de azul celeste e passaria a plantar pinheiros. A gralha aceitou a missão e foi totalmente coberta por penas azuis, exceto ao redor da cabeça, onde permaneceu o preto dos corvídeos. Retornou então aos pinheirais e passou a espalhar a semente da araucária, conforme o desejo divino.

Esta lenda na verdade é um fato real. A Gralha-azul tem o hábito (sábio) de enterrar pinhões. No vídeo anexo  para ver a Gralha-azul enterrando um pinhão entre no link http://www.cwb.matrix.com.br/sensus/Sons/gralha.wmv) pode-se ver que ela segura o pinhão no bico de forma que a parte mais pontiaguda lhe permita introduzi-lo no solo mais facilmente. Encontrado o local correto, ela pressiona-o a entrar, conferindo-lhe golpes com o bico, até a completa introdução. Não contente com isso, ainda coloca algum material das redondezas (folha, pedra, galho) em cima do local remexido, de forma a camuflar ou disfarçar o feito realizado.

Que a humanidade possa aprender com a nossa Gralha-azul e entender que o equilíbrio e o respeito ecológico entre fauna e flora é fundamental para a existência do Homem na face da Terra!!!

Feliz dia de PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS!

Fonte: (informações sobre a gralha-azul) http://www.cwb.matrix.com.br/sensus/gralha-azul.htm

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Chove no Rio Grande à fora!



Hoje o Rio Grande acordou com chuva...muita chuva!

Só mesmo que realmente precisava sair de casa se arriscou, pois não havia guarda-chuva ou galochas que dessem conta de tanta água.
Diante dessa situação, resolvemos apelar para Santa Bárbara, que segundo crendices populares, é a santa protetora contra chuvas, tempestades, trovões, mau tempo. Por isso, se tu és uma pessoa de fé e não gosta desse tempo “feio”, aqui vai algumas providências que podes tomar: a primeira é uma oração e a segunda , uma simpatia...te apega no que sentires mais firmeza!

Oração de Santa Bárbara

(retirada do Livro Folclore Gaúcho – festas, bailes, música e religiosidade  rural, de J. C. Paixão Côrtes)

“Santa Bárbara se vestiu
Calçou seu pé direito
Seu bastão na mão tomou
Seu caminho caminhou
Encontrou-se com Jesus
Jesus Cristo perguntou:
“Aonde vai Santa Bárbara?”

Eu vou para o céu
Abrandar esses trovões,
Que tão fortes eles estão,
Para que eles se vão
Nem vinho nem pão
Nem sinal de cristão”.

Caso rezar não dê certo, minha avó dizia que jogar um pedaço de sabão “virgem” em cima do telhado da casa e pedir para Santa Bárbara que a chuva “vá embora”, também ajuda muito.

Essas técnicas não foram cientificamente testadas, mas da sabedoria do povo não se costuma duvidar e, se der certo, melhor ainda! Não custa tentar!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Fale, contribua...Vamos à Convenção Tradicionalista!


         Diante da proximidade da Convenção Tradicionalista, mais uma vez convidamos a todos que nos visitam em nosso blog, para que se façam presentes nesse grandioso Evento.

         A participação dos tradicionalistas é extremamente importante, pois mesmo aqueles que não tem direito ao voto, tem direito à voz!  Cada um é responsável pelas importantes decisões que serão tomadas, em especial, os jovens que lá estarão.
         Damos destaque ao papel do jovem nesse Evento, porque é “fama” da juventude (por não saber da possibilidade, ou não exercer influência) entristecer-se com algumas resoluções tomadas...
         Contudo, todos os participantes da Convenção Tradicionalista tem a possibilidade expor suas opiniões para a plenária, ou seja, todos participam da escolha das diretrizes. Assim, contribuindo com o engrandecimento de nosso Movimento e também com a Diretoria do MTG, que somente deseja traçar bons rumos (tentando contentar, senão a todos, a grande maioria).
         Dessa maneira, colocamos três importantes e simples razões pra que tu, jovem tradicionalista, participe dessa Convenção:

Os jovens ao não participarem estão a deixar que outros decidam por si.
Os jovens ao não participarem, perdem a legitimidade de reclamar.
Os jovens ao não participarem estão-se a colocar à margem da decisão.

A tua opinião é fundamental, existem hoje uma série de mecanismos que permitem aos jovens participar, opinar e contribuir para a decisão dos rumos do nosso Movimento, de forma fácil e democrática. Em democracia - e no Movimento Tradicionalista Gaúcho - cabe a TODOS escolher, decidir e optar! Façamos a nossa parte!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Fragmentos de História- FEGART 1989



        Passada a primeira etapa do nosso ENART, encontrei algo bastante curioso em um blog: "Considerações da Comissão Julgadora de Danças do IV FEGART 1989", integrando a comissão, ninguém menos que Paixão Côrtes.
       Pela peculiaridade do "documento" postamos aqui, garantindo boas risadas durante a comparação com nosso atual Festival. É prazeroso poder analisar a história e pensar: "Como seria o FEGART em 1989?" - considerando que muitos de nós éramos pequenos, ou nem mesmo nascidos! Divirtam-se!



No sentido de orientar aos participantes, enriquecendo com conhecimento experiente , os jovens que com tanto talento mostram o belo resultado de seus trabalhos nestes festivais, trazemos os seguintes considerandos , visando o interesse maior da Cultura Gaúcha. 


a) Freqüentemente há existência exagerada do levantar das saias das prendas, em forma de “Borboleta Avoaçante”. 

b) Exagero de movimentação dos braços dos peões em criações que lembram “Asa Delta” ou “Cristo Redentor”, principalmente nas entradas e saídas de certos números coreógraficos. 

c) O uso inadequado do bombo leguero, instrumento alienígena dentro do folclore riograndense, sendo muitas vezes utilizado como elemento rítmico, desfigurando o andamento musical, de determinados gêneros de música. Fato este que traz desequilíbrio, em momentos coreográficos entre outros dançantes, com sensível perda de harmonia de conjunto. 

d) A ocorrência freqüente, de instrumentos musicais mal afinados, com vozes (fora do tom) , execução de musicas fora da tonalidade. 

e) O uso inadequado de passagens musicais e sapateios espanholados, “do folclore rioplatense”, em total afronta ao espirito do festival, que é de raiz de cultura nativa riograndense brasileira. 

f) Andamentos acelerados ou exageradamente lentos de temas musi-coreográficos. 

g) Entrada na dança, fora do tempo forte de compasso. 

h) Extensão das “entradas” de apresentação que usam mais tempo no acessório do que na dança principal. 

i) Arranjo de melodias que desfiguram e descaracterizam, as coreografias das danças do “Manual”. 

j) A falta de alinhamento em danças definidas. 

k) O Caráter “militar”, de certas posturas corporais rígidas do homem, em danças descontraídas e não marciais, ex. Anu. 

l) A errônea postura espanhola em danças de origem portuguesa. 

m) O excesso de machismo dos peões com as prendas durante a dança, caracterizando o comumente conhecido “cara de cavalo”. 

n) Harmonização exagerada, desfigurando a linha melódica, do tema musical central. 

o) A falta de espiritualidade entre os pares demonstrada pela falta de correspondência amorosa de enlevo, sendo que muitas vezes , nem sequer olham para as prendas (nos olhos). 

p) O sarandeio sem entusiasmo, sem vida, em danças “alegres, vivas”. 

q) A passagem de largos passos masculinos para ajustar a distância entre as figuras, conhecida como “Atropelo de matungo”. 

r) Falta de naturalidade esquecendo que a dança é um prazer, um lazer, uma recreação. 

s) O uso de botas “ditas russilhonas”, não existem na referência histórica de nosso povo, representando nada mais que um “modismo”; da mesma forma temos que olhar as botas brancas que lembram pés engessados, advertindo-se ainda, que botas brancas tem muito pouca conotação masculina. 

t) Gritos exagerados, inoportunos, em passos de danças cerimoniais. 

u) Flexões bruscas “peneu furado”, indevidas prejudicando o movimento harmonioso dos pares, também referimos o excesso de posturas ajoelhadas (pedir esmolas). 

Acreditamos estarmos sendo úteis, oferecemos esta colaboração. 

Atenciosamente:

João Carlos Paixão Cortes 
Ery Assenato 
Sônia Abreu 
Gentil Fernandes Nerry 
Helena Maria Munhoz

fonte: http://sabimentos.blogspot.com/

domingo, 10 de julho de 2011

Palavra de Prenda - Convenção Tradicionalista por Joelma Meotti


        Eu sou Joelma Pauline Schmohl Meotti, tenho 23 anos, sou Graduada em Direito pela Universidade Luterana do Brasil, e Pós-Graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Anhanguera do Planalto Médio. Venho da cidade de Passo Fundo, do CTG Lalau Miranda, pertencente à 7ª Região Tradicionalista. Cresci dentro de uma entidade tradicionalista, mas me engajei no Movimento Organizado a partir do ano 2006.
            Hoje, é com muita honra e alegria que ocupo o cargo de 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, representando este que é o maior movimento sócio-cívico-cultural do mundo. Como representante da mulher gaúcha, tenho a responsabilidade de transmitir um pouco dos conhecimentos adquiridos durante a preparação para a Ciranda, nesse sentido quero falar para vocês sobre um assunto de grande relevância, a Convenção Tradicionalista, que será realizada agora no mês de julho.
            Como sabemos a Convenção Tradicionalista é um órgão normativo do MTG, integrado pelos membros do Conselho Diretor, Conselho de Vaqueanos, Junta Fiscal, pelos Conselheiros Beneméritos e Coordenadores Regionais, realiza-se ordinariamente, de acordo com as prescrições do Regulamento Geral do MTG, em local estabelecido na Convenção anterior, ou ainda através de convocação extraordinária, sendo sempre presidida pelo Presidente do MTG.
            Atribui-se a Convenção Tradicionalista a tarefa de aprovar, alterar e reformar o Regulamento do MTG, Códigos e demais Regulamentos; fixar os níveis das contribuições dos filiados e seu período de vigência; criar, extinguir ou desmembrar Regiões Tradicionalistas; exercer suas demais incumbências previstas no Regulamento Geral do MTG.
            A 1ª Convenção Tradicionalista foi realizada na cidade de Jaguari, no CTG Invernada do Chapadão, nos dias 19, 20 e 21 de julho de 1968. As reuniões permaneceram sendo realizadas anualmente, sendo que em alguns casos houve a necessidade de se promover mais de uma Convenção por ano.
            Inúmeros assuntos de grande relevância foram abordados no decorrer de sua história; como por exemplo, na 27ª Convenção Tradicionalista realizada na cidade Caxias do Sul, no ano de 1984, onde ocorreu a criação do Concurso de Peões, através de uma proposição da então 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Rosângela Antoniazzi de Moraes.
            As Convenções possuem extrema importância para a reafirmação dos valores tradicionais, contando sempre com a participação de um número expressivo de tradicionalistas. No ano passado foi realizada na Terra dos Marechais, na cidade de São Gabriel, na sede do CTG Caiboaté, pertencente à 18ª Região Tradicionalista.
            A Convenção Tradicionalista atinge a sua 76ª edição no final deste mês, e será realizada nos dias 29, 30 e 31, na cidade de Taquara, no auditório da UNIPACS, pertencente à 22ª Região Tradicionalista. O temário central para esta edição será a revisão geral da Coletânea da Legislação Tradicionalista, exceto o Regulamento Geral.
            Neste ano o evento será realizado na terra da Carta de Princípios, que até hoje é um documento basilar do Tradicionalismo organizado, e que foi aprovada no ano de 1961, na sede do CTG Fogão Gaúcho. Convidamos a todos que participem desta Convenção Tradicionalista, para que estejam por dentro dos rumos do nosso Movimento Tradicionalista Gaúcho.
            Esperamos vocês de braços abertos!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Vem aí as Regionais do ENART


Nesse mês de julho iniciam as etapas REGIONAIS DO ENART, que tem a difícil missão de selecionar os talentos tradicionalistas para a próxima fase do maior encontro artístico da América-Latina.
Nesses dias os melhores artistas de nosso Movimento estarão se apresentando em diversas modalidades, todas contribuindo de forma significativa para o engrandecimento de nosso Folclore Gaúcho:

Causo, Declamação, Interprete Vocal, Violão, Danças de Salão, Danças Tradicionais, Gaita, Trova, Chula, Bandoneon, Pajada, Conjunto Musical, Viola, Violino ou Rabeca.

Algumas regiões já promovem essa etapa nesse final de semana, a partir de amanhã, dia 09 de julho. Informe-se sobre a data do evento na sua Região e participe!

Desde já, nós do Grupo Estadual de Prendas e Peões desejamos a todos os participantes dessa Etapa muito sucesso e os parabenizamos pelo esforço e coragem de tomar parte desse Evento.

Para aqueles que não concorrem, é sempre um ótimo programa para o final de semana ir prestigiar nossos talentos regionais e conhecer um pouco mais da arte do Rio Grande do Sul: evento mais do que recomendado!

Uma boa “regional” para todos, nos quatro cantos do Rio Grande!

Frio de "Renguear cusco"



        Com dias de baixas temperaturas no Estado, cada um se expressa de uma maneira, mas todos concordam: Tem feito muito frio!

       Não são poucas as expressões regionalistas, uma delas, e talvez uma das mais curiosas, é "frio de renguear cusco".

       Segundo o Dicionário de Regionalismo Gaúcho (Nunes, Zeno e Rui Cardoso), sempre que cai geada os cachorros de idade sofrem e, parece, que o reumatismo os castiga, deixando-os rengos, capengueando.

      Brincadeiras à parte, essa é mais uma das pérolas de nosso linguajar campesino e, com certeza, bastante apropriada para esses dias de temperaturas negativas.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Carreta da Solidariedade

O trabalho começa cedo, por isso pedimos a contribuição de todos para nossa primeira iniciativa! Contamos com a tua participação!


Amigos Tradicionalistas!
Nosso Rio Grande amado tem um inverno muito rigoroso, além de o frio ser intenso, o minuano sopra forte constantemente deixando a sensação térmica mais acentuada.
Nós, da família tradicionalista, devemos fazer a diferença, nos sensibilizando com nossos irmãos menos favorecidos. Precisamos sair do anonimato e darmos a nossa contribuição à sociedade.
A solidariedade é uma característica marcante do povo gaúcho, por isso estamos fazendo um convite a você, valoroso militante do tradicionalismo que se engaje nesta campanha “Carreta da Solidariedade”, fazendo doações de agasalhos e alimentos não perecíveis.
Não iremos solucionar esta problemática, mas poderemos amenizar um pouco o sofrimento dos nossos irmãos, dando a nossa contribuição.
A coleta será realizada em cada evento oficial do MTG, nas Inter-Regionais do ENART, sendo que os donativos serão entregues a uma entidade assistencial do município que sedia o evento.
A primeira arrecadação será realizada na 76ª Convenção Tradicionalista, de 29 a 31 de julho na cidade de Taquara.
Contamos com o seu apoio, juntos faremos a diferença!

Iniciativa Prendas e Peões do Rio Grande do Sul – 2011/2012

Prazer em conhecer!



Amigos Tradicionalistas!


É com enorme felicidade que nos apresentamos, somos os novos representantes do Rio Grande do Sul: jovens que se identificam com o Movimento Tradicionalista e trazem no peito o amor pelo Rio Grande do Sul e por suas tradições.


Lançamos este blog pra que seja uma "interface", uma ferramenta de comunicação entre cada um de nós e cada tradicionalista que nos visite. A partir de hoje serão postados aqui, perfis das prendas e peões, matérias sobre os eventos, pensamentos, enfim, de tudo um pouco. Isso porque desejamos que nosso blog seja um portal informativo, mas também divertido e com "a cara jovem" que pensamos que deve ter! Sem perder a seriedade das informações, todos os integrantes irão postar textos com frequência, para que os amigos possam conhecer a todos nós e o que temos a contribuir com nosso Rio Grande!


Convidamos todos os amigos para que participem conosco dessa jornada, ainda estamos construindo nosso já "querido blog", mas esperamos que todos apreciem.



Prendas e Peões do Rio Grande do Sul 2011/12