quarta-feira, 31 de agosto de 2011

OS 50 ANOS DO MOVIMENTO DA LEGALIDADE

 

  Os últimos dias do mês de agosto e inicio de setembro estão sendo marcados por inúmeras comemorações aos Cinquentenário do MOVIMENTO DA LEGALIDADE. Este importante episódio da história do Rio Grande do Sul e do Brasil, que teve por ícone a figura do saudoso Governador Leonel Brizola, foi o maior movimento popular no Brasil desde a revolução de 1930.

   A manhã do dia 25 de agosto de 1961 mudou o rumo da História no Brasil. Janio Quadro renunciou à Presidência mas o vice João Goulart não assumiria, segundo os militares. No Rio Grande do Sul, do Palácio Piratini, em Porto Alegre, o governador Leonel Brizola comandou a resistência com o Movimento da Legalidade.


   Dada sua relevância, nosso blog renderá a partir de hoje homenagens a esta campanha que uniu gaúchos e brasileiros pelo fiel cumprimento da Constituição da época. Vale ressaltar que a matéria compõe o conteúdo programático de História, da Ciranda Cultural de Prendas, na categoria adulta.

   Abaixo colacionamos link de videos muito elucidativos e interessantes, disponibilizados no site CLICRBS explicam pormenorizadamente os feitos da LEGALIDADE.

    http://wp.clicrbs.com.br/bastidoresdatv/category/legalidade-50-anos/?topo=52,1,1,,268,77

     Algumas fotos da Campanha da Legalidade:

     



       Outros videos interessantes estão no site Sul 21:

      http://sul21.com.br/jornal/2011/05/os-videos-da-legalidade/


                                                 


                                         

   Acompanhem conosco, esperamos que apreciem!

   Maira Simões Rodrigues
   3ª Prenda do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário